quarta-feira, janeiro 25, 2006

A Catarse Presidencial

Eu tentei, é verdade, eu tentei levar a cabo um pequeno acto de contrição e não falar, ou falar pouco sobre as eleições presidenciais, mas depois de ler continuamente vários posts em vários blogs, ver na tv variadíssimas teses e pensamentos sobre o que aconteceu no dia/noite de 22 de Janeiro e o que vai acontecer para o futuro de Portugal resolvi fazer a minha catarse e escrever um posts final sobre esta temática.
Ora bem, Cavaco ganhou, isso é um facto indiscutível, teve 50% mais 1 voto e era isso que lhe bastava, a toda a esquerda inchem e rebentem pela sua ineficácia. Todos perderam e ponto final.
Alegre vem falar da sua superioridade moral de se candidatar independentemente, mas é claro que uma pessoa que é vice-presidente da assembleia nunca está sozinha, nem é uma desgraçadinha sem amigos, é claro que Alegre tinha apoios e metade do PS atrás dele. E é claro que Alegre só se candidata sozinho porque o PS não o apoiou. Mas pelos vistos as pessoas gostaram desta cruzada pela liberdade politica que está tão em moda nestes tempos falar contra os políticos. O que as pessoas esquecem, as que apoiam o Alegre, é que podemos dizer a mesma coisas das candidaturas, e estas vencedoras, nas últimas eleições autárquicas em que muitos se candidataram independentes! dos seus partidos, não será isso também uma afirmação da cidadania activa e participativa? De certo que os partidários de Alegre não querem ser comparados a Felgueiras e Loureiro por exemplo.
Quanto a Soares, nunca quis ser candidato, foi fazer o jeito ao PS e à sua inépcia para escolher candidatos da parte Sócrates/Coelho (algo que já tínhamos visto nas autárquicas com monumentais palhaçadas nos candidatos). Soares começou tarde e a más horas, nunca conseguiu motivar as pessoas e teve pouco apoio do partido. Sócrates apareceu poucas vezes, a campanha foi pautada por confusões e o facto de ser velho não ajudou. As pessoas até podem gostar de Soares mas a idade afastou muita gente do voto.
Faltaram mais coisas, faltou ser outro candidato.
Falando de Jerónimo e Louçã, claramente prejudicados pela candidatura de Alegre que lhes roubou vários votos de pessoas divididas entre os candidatos de esquerda. Continuo sem perceber o paternalismo com que os comunistas são tratados em Portugal, é certo que o Comunismo é uma utopia mas isso não quer dizer que a ideia não seja a correcta, continuo sem saber porque é que ligam sempre o comunismo ao da Rússia, Coreia e China, sabendo, ou não, que o comunismo português é totalmente oposto dessas vertentes? Leiam Marx antes de se pronunciarem, sim eu disse mesmo isso, e não sou comunista! Quanto a Louçã digo-lhe o mesmo que digo sempre a todos aqueles pseudo-intelectuais temos que adequar o nosso discurso a quem nos ouve, não me interessa que o Louçã fale de coisas importantes se ninguém no país o percebe. E quanto a isso quase toda a esquerda mete pena, tentam sempre mostrar a sua superioridade que esquecem que em Portugal a média de escolarização não chega aos 9 anos.
Garcia Pereira, sim falo dele porque ele também é candidato tal como todos os outros, e por isso merece um comentário, as televisões e a nossa falta de democraticidade podem despreza-lo mas isso não quer dizer que esteja certo. Tem os seus votos fiéis e nada acrescenta ao panorama político no entanto é de salutar que se ouçam vozes fora do espectro político convencional para que as pessoas abram mais um pouco os olhos.
Voltando a Cavaco Silva, preparando a sua candidatura durante 10 anos, e mais a sério à 2 anos já tinha ganho e ainda não era candidato, adiou calmamente a candidatura para criar um aura de D.Sebastião. Alimentado pela imprensa, toda ela afecta ao PSD e derivados, consegui incutir nas pessoas essa aura mística de salvador. Logo ai conseguiu grande vantagem. Depois foram as sondagens, sempre a levarem Cavaco ao colo e como sabemos as pessoas indecisas, em geral, votam com os vencedores. Mais votos no bolso! Outra boa malha foi momento do “grande economista”, mas quer dizer não é que ele seja um prémio Nobel! ou que tenha revolucionado o mundo da economia e que tenha desenvolvido uma teoria milagrosa! É um economista, mas as pessoas acreditaram que o homem lá por ser isso pode mudar a situação em que nos encontramos! Primeiro em termos de economia nós já mandamos muito pouco, e Europa manda e desmanda e alem disso naquilo que podemos mandar compete ao Primeiro-Ministro e ao respectivo ministro da economia e não a o Presidente a palavra final.Só vamos sair da recessão em 2008 e quanto a isso ninguém pode fazer nada. Mas será que ninguém conseguiu dizer e explicar estas coisas à população? Infelizmente não.
Finalmente o discurso, evasivo, genérico Cavaco vendeu sensações, ideias, numa palavra - esperança. O conteúdo foi pouco, ou quase nenhum. Desafio qualquer um a dizer quais são as posições deste senhor em relação as fugas de informação, ao aborto, ao casamento homossexual, a liberalização da droga, se deus existe!, sobre as escutas, sobre a prostituição, sobre o novo rumo para a Europa e da escalada das novas economias asiáticas.
Infelizmente em Portugal promessas de facilidades e receitas milagrosas ainda ganham eleições...