sexta-feira, abril 14, 2006

Lei do Tabaco

O governo prepara-se para proibir o fumo nos espaços públicos, acho muito bem, mas como tudo em Portugal só depois de aprovado e rectificado é que eu acredito.
O meu ponto de partida é que não tenho que levar com o fumo dos outros e sair de qualquer bar com a roupa a impregnada com o cheiro a tabaco. Isto não tem nada que ver com questões morais como os anti-lei fazem querer. Se existem pessoas que não podem passar umas horas sem fumar, então tenho muita pena delas, mas precisam de ajuda.
Noutro dia ouvi o José Júdice para defender que a proibição do fumo nos espaços públicos fazem parte de uma cultura de sociedade do culto do corpo que se insere num plano que reavivar o ideal nazi! Esta lei não tem nada haver com a intromissão do estado na vida das pessoas, todos podem fumar desde que não incomodem os outro, e nem me venham falar de que antes da lei o estado devia investir em informação e sensibilização, essa é demais. Mais sensibilização? Na porcaria dos maços de tabaco vem lá escrito que aquilo mata! Querem mais informação que isso? Não acredito que alguém fume sem saber que está a prejudicar a sua e a saúde dos outros, e mesmo assim vemos pessoas a fumar e a expelir o fuma para cima das pessoas à sua volta como se elas não estivessem lá.
Mas como tudo só quando isto for aprovado, se for! Volto a falar deste tema.