domingo, julho 11, 2004

Patriotismos II

Está na altura de responder a algumas opiniões vinculadas pelo escritor mor do blog “Fundo do Poço”.
Mantenho a minha opinião de que a colocação das bandeiras nas casas da população faziam todo o sentido no apoio à nossa selecção, apenas num gesto de patriotismo e apoio aos rapazes da bola, que tão maltratados têm sido pela comunicação social.
Mas neste momento em que o campeonato da Europa já acabou é com tristeza que vejo as bandeiras nas casas, isto está a dar razão ao meu companheiro de sofá e de jogos da bola de que a colocação das bandeiras tem um cunho de fascismo e de saudades do velho regime, as bandeiras deviam ter sido postas pelo apoio à selecção e deviam ter sido retiradas no final desta competição, mas agora passado tanto tempo ainda as mantêm! Porque? Será que existem mais fascistas e adoradores do antigo regime do que aqueles que se dão a conhecer?
Meus amigos recolham as bandeiras, o tempo de saudar a bandeira já passou, se querem por uma bandeira ponham a bandeira da união europeia. Não deixem que uma manifestação de apoio se torne num renascer de antigos costumes francamente nocivos à liberdade dos povos. A bandeira e os símbolos nacionais são para serem usados nas ocasiões próprias e não para acordar nacionalismos barrocos e retrógrados. Não vamos tornar a bandeira num D. Sebasteão, não é por ter uma bandeira que vamos ganhar alguma coisa. Tenham juízo.
Remeber the D-Day.