terça-feira, outubro 05, 2004

A DIREITA E A ESQUERDA

É com grande preocupação que vejo o crescente número de jovens que se aliam a grupos e a ideais de extrema-direita e de ódio pelos outros.
O numero crescente destas organizações de o ressurgimento de várias ideologias leva-me a questionar o porque desta aparente estupidez.
Dividindo para se perceber melhor vou começar pelos movimentos de direita. Compreendendo que quanto mais se sobe na escala social maior é a tendência para resvalar para a direita. Mas também acho que as pessoas mais esclarecidas apesar de serem de elevadas posições sociais percebem que o apoio social aos mais desfavorecidos deve ser uma linha orientadora de todos os projectos políticos. Compreendo que para um patrão seja aparentemente benéfico pagar o menos possível aos seus empregados, explorar os que menos têm e claro aumentar os lucros através da diminuição das despesas.
Mas se pensarmos bem os lucros das empresas devem ser atingidos através da contenção das despesas, isso é claro, mas o aspecto mais importante na obtenção dos lucros deve ser atingidos através do aumento das receitas. Mais qualidade leva a melhores produtos. Melhores produtos vendem melhor! O problema de pagar pouco aos nossos empregados é a deterioração da base da cadeia económica. Os patrões podem ter o maior número de produtos à venda mas se ninguém os comprar para onde vão os seus lucros?
Vocês de direita que se acham donos do mundo e que os pobres só atrapalham analisem a barbaridade que estão a pensar, quanto maior for o fosso entre ricos e pobres mais pobres nos tornaremos todos a curto prazo.
Todos que são da estrema direita, adeptos do liberalismo económico e das ditaduras nacionalistas, reflictam em alguns números, por exemplo Portugal sofreu uma ditadura nacionalista de direita e agora está a ser governado por um governo de extrema-direita tem uma das taxas de licenciados mais baixa da Europa e da OCDE a Republica Checa sofreu uma ditadura comunista tem uma das taxas de licenciados das mais altas do mundo. Pergunta – porque é que os países de ideologia de direita têm em média menos estudos dos que têm ideologias de esquerda?
Eu respondo com uma simples argumentação, a ideologia de extrema-direita está a crescer e o comunismo cada vez está mais enfraquecido.
E perguntam o que tem uma coisa a ver com a outra, é muito simples, a educação leva ao pensamento individual, a aposta na educação comunista levou à sua própria destruição quando as pessoas se aperceberam que nenhuma ditadura é boa e que apenas a tolerância e abertura ao mundo é realmente a solução. Por outro lado todo o sistema de “crenças” da direita leva ao sacrifício da individualidade e a adopção do pensamento único – “foste um bom robot hoje” e “sacrifica o teu pensamento e junta-te ao grupo” devem ser os lemas da direita!
A igualdade é o melhor sistema económico e contra isso não se pode fazer nada.
Quanto aos movimentos de ódio pelo semelhante que tão facilmente podem degenerar de uma ideologia de direita – apesar de eu acreditar ser possível ser de direita e não ser pelo ódio em relação aos outros. Ora movimentos como a supremacia ariana, o KKK e outros movimentos neo-nazis que atraem bastantes jovens! (eu pergunto como é possível isto acontecer) baseiam-se no que de mais primitivo e estúpido podem encontrar no íntimo do ser humano, o medo motivado pela ignorância e a desculpabilização pelos nos próprios erros.
Eu acho que só o simples facto de se pensar em ser nazi devia repugnar qualquer pessoa, se pensarmos bem no que isso representa e o que significa – II guerra mundial, milhões de mortos, mutilados e outros que nem sabemos. Experiência realizadas em humanos, milhões de pessoas “despidas” da sua dignidade, atiradas para campos de concentração. Porque? Pergunto eu, o que foi estas pessoas fizeram para merecerem este tratamento? Mas eu respondo a todos aqueles que se “acham muito superiores” tudo isto foi motivado não pelas baboseiras nacionalistas e de pureza da raça! Mas por simples ganância de um homem se tornar o dono do mundo, nada mais. E já agora que estou com a mão na massa! Essa treta de pureza da raça e orgulho de ser banco! Sinceramente não percebo, se não vejamos, os americanos onde estes movimentos estão muito em voga. Eles que se acham a raça pura não se lembram que os americanos “brancos” só têm 400 anos mais coisa menos coisa e com o nome americanos só têm 250 mais coisa menos coisa. E tem a lata de dizer que são a raça pura!!!!! Que eu saiba o homem apareceu neste mundo à mais de 50 MIL ANOS e estas pessoas acreditam que ninguém nunca da sua preciosa raça (se é que isso existe) se misturou com o que eles chamam de impuros! Deixem-me rir alto.
Já para não falar que os americanos são os esquimós, portugueses, espanhóis, franceses, ingleses, escandinavos, chineses, mexicanos, e outros povos que emigraram para lá e mesmo assim tem a grandiosa lata...
Ainda centrando as minhas ideias sobre o KKK e afins nos estates. Eles que se chamam adeptos do cristianismo, que eu saiba Cristo não nasceu nos estates! Podem explicar essa também à luz da raça pura. Na realidade o que motivou este ódio pelas outras raças e nomeadamente sobre os pretos reporta-se ao tempo da escravatura e ao facto dos senhores ricos do sul quererem ter a trabalhar para si escravos. Ora quem os pode censurar! Era trabalho de qualidade e principalmente de quantidade! E não remunerado. Ora que mais podiam pedir eles. Mas com a vitória dos abolicionistas as coisas começaram a deteriorar-se para estas pessoas e que melhor alvo das suas iras do que os menos protegidos e apoiados. Nada faz mais sentido do que um bando de “animais” influentes na comunidade se junte em bando e ataque aqueles que não se podem defender, sem dúvida uma atitude muito digna da raça superior. Dito isto, contínuo sem perceber como existem pessoas que se aliam a estes grupos, só consigo conceber se os seus elementos não souberem a verdadeira escória, isto é estória que está por de trás do seu grupo.
Como se sabe a grande base de recrutamento do KKK são os jovens sem apoio e que estão à parte de sociedade, que se sentem sozinhos e sem rumo, eles prometem-lhes uma”Família” (um grupo de pessoas que partilham integralmente todas as ideias e que só se relacionam entre si) e importância dentro do grupo. É claro que isto tem o seu preço, a sujeição do seu pensamento aos ideais do grupo e a realização de tarefas que só beneficiam, e muito, economicamente os seus chefes. Estes conscientes do que representa o grupo, um bando de robôs que a troco de protagonismo e um falso sentimento de apoio realizam tarefas sem questionar.
Basicamente todas estas ideologias de ódio pelo próximo, quer seja pela cor ou pela nacionalidade não passam de mentiras que pessoas com a mania do poder inventam para se aproveitarem dos mais fracos social e mentalmente.
Liberta o teu pensamento, em pleno século XIX como é possível o ódio apenas pelas diferenças físicas. É um argumento tão fraco que só um imbecil pode pensar assim.

2 Comments:

Blogger DJ Sá-nyamentu said...

Opá, este mundo anda todo fodido.. depois de uma exposiçao destas pco mais há a acrescentar.. Agora a infelicidade é este blog nao sair do grupo de amigos k o lê.. é a vida..

10/05/2004 7:45 da tarde  
Blogger Contra_producente said...

Man! És como o Chuck Norris, andas desaparecido em combate e depois voltas para desancar e mandares bilhetes ao pessoal! Subscrevo totalmente o artigo, só te falta um Trivette pra te ajudar a cascar nos fascistas do PP!

10/09/2004 5:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home