quinta-feira, outubro 14, 2004

Os Menzinhos Azuis!


Foi com alguma surpresa que ao ler uma revista reparei num artigo sobre os Estrumpfes. Não sei se estão familiarizados com os bonecos da BD mas foi uma das leituras da minha infância. Ora foi com espanto que soube que os desenhos foram alvo de grande estudos académicos e que a acusação mais habitual é esta: os Estrumpfes são comunistas e nasceram de um plano maquiavélico da União Soviética para espalhar a mensagem comunista às crianças dos Estados Unidos. Dave Morgan é um dos defensores desta tese e argumenta que a aldeia dos Estrumpfes é uma representação fiel das utopias marxistas: cada estrumpfe possui o seu papel específico numa sociedade em que não há propriedade privada nem igrejas, ninguém enriquece, todos se vestem de igual, partilham tudo o que possuem, não existe pobreza nem crime, e são liderados por um estrumpfe vestido de vermelho e de barbas. Mas temos mais delírios acusa a palavra "Smurf" ("Estrumpfe" em inglês) de ser uma sigla para "Socialist men under red father" ("Homem socialista debaixo de um pai vermelho")!!!! Existem pessoas que fazem estudos académicos sobre BD? Que vidas patéticas!
Bem, continuando, e se perguntassem ao autor? Não seria melhor, quer dizer, eles fazem estudos sobre a obra de um autor, sem saber o que ele realmente quer dizer?
Já tive está discussão com um amigo meu que anda em letras e cheguei à conclusão que a opinião dos autores pouco importa, o que interessa é o que os académicos acham o que supostamente, eles deviam estar a pensar, devidamente enquadrados na época, é claro!
Mas os delírios dão para todos os gostos pois existe outra tese sobre os Estrumpfes.A estudante Lisa Chwastiak, por seu turno, tem uma leitura diferente: diz ela que os Estrumpfes são nazis porque os bonequinhos usam barretes brancos e dançam à volta de fogueiras como o Ku Klux Klan, a única fêmea (a Estrumpfina) lembra uma mulher ariana e, entre outros delírios, o único episódio em que os Estrumpfes são maus é quando se tornam negros.
AHHHHHHHHH...POR AMOR DE DEUS.... TENHAM JUIZO E DEDIQUEM-SE À PESCA....

3 Comments:

Blogger Johnny_Be_Good said...

Sem duvida k hoje em dia os estudantes academicos n devem ter mais nada k fazer, passam a vida a ver o k podem criticar a ver se alguem os consideram um genio por terem visto algo k nunca ngn viu...k Gayzors. Mt bem argumentado caro companheiro de blog.

10/15/2004 6:44 da tarde  
Blogger DJ Sá-nyamentu said...

Oh Jonni, num reparaste no nome da tipa k falou dos estrumpfes como nazis?? Lisa Chwastiak.. Chwastiak?? Nao te faz lembrar nada?? Nem aquela cruzinha com 4 pernas cada uma po seu lado? É mesmo, estes tipos são uns tristes, tais como os que se puseram a fazer estudos sociologicos sobre os teletubbies.. Será dificil de perceber que dando uma funçao diferente a cada estrumpfe torna mais facil a compreensao e assimilaçao por parte dos miudos?? para além de os incentivar a pensar no que kerem ser qd forem grandes.. Agora uma pequena observação para esses estupidos que traduziram Smurf por "Socialist men under red father", "Les Schtroumpfes" como foram originalmente chamados por Peyo, um desenhista BELGA, foram lançados em FRANÇA, juntamente com o Spirou.. e mais num digo.. caso queiras: http://www.smurf.com

10/16/2004 3:36 da tarde  
Blogger Contra_producente said...

kpariu, há mesmo académicos q n dão descanso às mãos...homenzinhos tenebrosos q passam as aulas a fantasiar sobre milhentas formas de molestar as suas alunas...
Qnt aos estrunfes, é por ventura simples: a smurfette (o único estrunfe do sexo feminino) é vitima de gang bang todas as noites lá na aldeia deles e o pai deles (ou lá como se chama o estrunfe mais velho q manda neles todos) grava as sessões para bater uma á pala disso. Acho q esses bonequinhos azuis personificam as utopias taveiristas, esqueçam lá o marx...

10/18/2004 4:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home