Ora bem, já todos os votos foram contados e todos os eleitos já começaram a conhecer a sua casa dos próximos 4 anos. Na noite das eleições fomos bombardeados com as previsões e análises de vários “notáveis”, mas o que realmente se pode dizer sobre este acto eleitoral? A minha análise é a seguinte: as figuras valem claramente mais que os partidos, neste tipo de eleições a populaça vota nas pessoas independentemente do que os partidos digam.
Mário Soares mais uma vez violou a lei eleitoral para ajudar o seu rebento, fez mal, a si e mais problematicamente ao filho, parece-me que com esta a sua carreira politica vai ter um triste fim nas presidenciais, mas a ver vamos…
O PS perdeu, perdeu por culpa própria, é claro que ele partia em clara desvantagem no número de câmaras e com o governo essa desvantagem era ainda maior mas, perdeu principalmente por erros de escolha do coordenador autárquico Jorge Coelho. Carrilho em Lisboa foi uma má escolha, aliás Carrilho é sempre uma má escolha para candidato, as pessoas simplesmente não gostam dele, do seu ar superior de homem de cultura. Temos que aceitar o facto que o povo português é labrego e tem medo da mudança e de todos aqueles que pretendem torna-lo mais culto. Eu acho que Carrilho podia ser um grande presidente de câmara mas não vai ser! No Porto, mais um erro, ninguém, conhecia Assis, e a sua campanha começou tarde, muito tarde, as pessoas não conseguiram aperceber-se que ele é na verdade um competente autarca, mas quem viu os eleitos já percebeu que não é com competência que se ganham as câmaras em Portugal! Como é possível que a Fátinha ganhe?
Os partidos acham-se muito íntegros por não apoiarem os candidatos com suspeitas e dizem mal das suas vitórias mas convêm não esquecer que eles já eram populistas no tempo em que eram apoiados pelos partidos, e depois de fazer o monstro é muito difícil destruí-lo.
Outra coisa, calem o Fernando Rosas e a Ana Drago! Esta tendência do BE estar sempre politicamente incorrecto já me fez duvidar do meu voto paciência…
Notas finais, Saddam ganhou em Amarante, só mesmo ele para ganhar ao molestador de cadeiras… Na madeira 39ª vitória em 30 anos para o PSD! Estranho, muito estranho…
Em jeito de conclusão só posso dizer que “o povo é estúpido e anda mal informado”.